10 fevereiro 2007

ARROZ ENFEITADO

Tem dias em que a gente abre a geladeira e só vê arroz. Foi só o que sobrou do almoço. Mas sem muito trabalho dá para transformar um pouquinho de arroz já cozido numa refeição bem apetitosa e muito nutritiva.

Ingredientes para duas pessoas

Duas xícaras de arroz já cozido (pode até estar frio)
Uma cebola média
Uma abobrinha
Uma cenoura
Meia xícara de ervilhas
Um pedacinho de pimentão vermelho
Um ovo
Sal e pimenta do reino a gosto


Até quem não tem muita prática na cozinha vai saber fazer.
Primeiro picamos a cebola e a abobrinha em cubinhos bem pequenos. Não é preciso descascar a abobrinha, apenas lavar bem. Sua casca, além de ser cheia de nutrientes vai dar uma cor bonita ao nosso arroz. A cenoura também vai bem picadinha, mas descasque antes. Procure deixar os pedaços dos dois legumes mais ou menos do mesmo tamanho. O pimentão vai no mesmo jeito, picadinho.

Numa panela colocamos a manteiga (pode até ser margarina) e em seguida, assim que ela estiver derretida, entramos com a cebola, a cenoura, a abobrinha, o pimentão e as ervilhas. Pode ser ervilha de lata, mas eu recomendo aquelas de pacote, congeladas e pré-cozidas que são mais bonitas e saborosas. (Dá para comprar um pacote maior e manter no congelador, e ir usando aos poucos).

Deixe os legumes amolecerem um pouco, refogarem. Tempere com o sal e a pimenta. Mas não deixe que fiquem muito moles, é bom que fiquem um pouco crocantes.

Agora misture o arroz, deixe ele esquentar. Quando ele estiver bem quente quebre o ovo sobre o arroz e misture rapidamente para que o ovo cozinhe com o calor do arroz e “ligue” a nossa mistura.

Está pronto. Fácil, né? Há outras variações possíveis para este arroz. Brócolis picadinhos vai vem, vagem dá um toque interessante, cubinhos de abóbora ficam gostosos. Passas de uva dão um toque fino ao prato.

Só o arroz e o monte de nutrientes destes legumes já vale uma refeição. Mas este prato pode ser o acompanhamento de carnes, aves e peixes. É mais uma solução barata, deliciosa e de alto valor nutricional.

Nenhum comentário: