14 abril 2007

TATU AO VINHO

Desta vez um prato clássico, tradicional nas mesas de domingo. É o nosso tatu, aquele pedaço roliço de carne bovina que alguns chamam de lagarto. É uma carne saborosa, de preço acessível. E que tem muitas formas criativas de preparar. A nossa de hoje é fácil de fazer, mas ganha um sabor especial....

Ingredientes:

- Uma peça de tatu de uns 2kg
-1 garrafa de vinho tinto seco de boa qualidade
- Suco de laranja natural (não vale de caixinha), a mesma quantidade que o vinho
- 2 cebolas grandes
-3 tomates
- 2 dentes de alho
-1/2 pimentão vermelho
- 2 colheres de farinha de trigo
- Sal, pimenta do reino e ervas para temperar.
- Um pouco de óleo para fritar

Precisamos só de uma panela grande, na qual caiba a carne confortavelmente, sem ficar dobrada o apertada. Se a panela for de ferro, melhor ainda.

Primeiro aquecemos a panela com um pouco de óleo e fritamos o tatu por inteiro, de todos os lados, até ficar douradinho. Aí é a vez da cebola que vão para a panela picada. Mas não precisa se preocupar em picar muito miudinha, pode ser meio grosseira, pois ela vai desmanchar no cozimento. Os tomates também podem ser cortados graúdos e entram junto com a cebola. Hora de colocar o sal, a pimenta do reino e as ervas de seu gosto. Recomendo alecrim, orégano e manjericão, mas vai ao gosto de cada um.
Deixamos isso fritar um pouco e entramos com o vinho e o suco de laranja.
Num copinho diluímos as duas colheres de farinha de trigo em água, bem diluída e acrescentamos na panela, mexendo bem.


O tatu é uma carne um pouco dura, por isso precisa cozinhar lentamente. Vamos deixá-lo a panela por uma 2 horas e meia, em fogo baixo. De vez em quando damos uma mexida na panela, para ver se não há nada grudando no fundo. Se o molho diminuir muito é só colocar um pouco de água. Nesta receita a gente trabalha pouco, o fogo faz tudo pela gente.

Quando a carne estiver macia, é só servir. A minha dica é tirar a carne do molho e cortar em fatias. O molho eu recomendo reservar e servir com uma massa, a da sua preferência. Já pensou esta carne se desmanchando, acompanhada de um macarrão coberto por este molho de vinho e laranja? Imagina se for um queijinho ralado por cima.