16 fevereiro 2007

ROCAMBOLE DE CARNE

Esse é daqueles pratos que dão efeito na mesa. É bonito, saboroso, não é muito difícil de fazer e, como todas as nossas receitas aqui, não custa muito. Rocambole de carne é sucesso na certa.

Ingredientes

1kg de carne moída (prefira patinho, ou outra carne com pouca gordura)
1 cebola ralada (pode ser pequena a cebola, se for o caso use ½ cebola grande)
2 dentes de alho
Uma pitada de canela em pó
2 colheres de salsinha picada
1 colher de mostarda
Uma cenoura grande
Três ovos
Sal e pimenta do reino a gosto

Para fazer é bem fácil. Numa tigela colocamos a carne moída, com o sal, a pimenta a salsinha, a canela, a cebola ralada bem miudinha, assim como o alho. Quebra-se sobre a mistura de carne e temperos um ovo cru, e adciona-se a mostarda. Agora é mão na massa. Com as duas mãos trabalhamos esta mistura até que fique bem lisa e uniforme. A função do ovo é dar uma “liga” entre os ingredientes.

Deixe a massa do nosso rocambole descansar para que os sabores se misturem bem. Enquanto isso cozinhe os dois ovos que sobraram até que fiquem duros e dê uma aferventada na cenoura (não precisa cozinhar muito). Dá para usar a mesma água para cozinhar os ovos e a cenoura.

Então vamos montar o rocambole. Numa assadeira moldamos a massa de carne como um grande cilindro de uns 10 cm de largura. Acomodamos dentro da massa a cenoura e os ovos cozidos, ao comprido, no sentido longitudinal.

Aí o rocambole vai para o forno, que já deve estar quente. No início cubra a forma com um papel alumínio. Deixe no forno por uns 30 minutos e retire o papel alumínio. Mais uns 15 minutos de forno e nosso rocambole está pronto.

Atenção para dois detalhes: cada forno tem uma temperatura. Então os tempos não são exatos. E o segundo detalhe: não deixe que o rocambole fique muito seco, cuide para que a carne não fique crua, mas que também não perca a suculência.

Agora é cortar o rocambole em fatias. Aí teremos a parte mais bonita: as fatias trazem o colorido do ovo ou da cenoura envoltos na carne. Coisa de fotografia. E o sabor nem se fala!

Esse rocambole pode ser servido frio ou quente. E pode compor vários cardápios, ou mesmo ser servido apenas como aperitivo. Mas que aperitivo!

Nenhum comentário: