02 março 2007

FRANGO DA TIA

Esta receita aprendi com uma tia. Ela adorava este prato que virou presença nas mesas domingueiras da minha família. Então para mim, ela tem um sabor especial.

Ingredientes

Um frango
Sal e ervas para tempero (orégano, pimenta, manjerona)
Meio vidro de maionese, aproximadamente
Uma xícara de farinha de rosca
Um pacotinho que queijo ralado
Opcional: duas colheres de sopa de sementes de gergelin.

Um detalhe: pode-se pegar um frango inteiro e cortá-lo em pedaços, mas também pode-se comprar pedaços, como sobrecoxa (inclusive sem ossos), coxinha da asa, e até o filé de peito. Depende do gosto e do orçamento.

Como é que faz?

Primeiro cortamos o frango em pedaços. Tempere um por um e deixe descansar um pouco para pegar bem o gosto. Numa travessa, misture a farinha e rosca e o queixo ralado e o gergelim, se você gosta. Em outra coloque a maionese.
Depois é só besuntar os pedaços de frango com maionese e passar na mistura de farinha e queixo. Deixe pegar bastante da nossa farofa, fazer uma crosta no frango. Deipois acomode os pedaços já empanados numa assadeira.
Eles vão ao forno pré-aquecido por uns 40 minutos, dependendo de cada forno.
O resultado é um frango crocante, com uma casquinha saborosa que retém bastante da umidade da carne, que fica suculenta e apetitosa. Ninguém vai poder reclamar.
Para acompanhar, uma boa saladinha, uma maionese de batatas, um arroz branco. Combina com tudo o Frango da Tia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa é uma receita muito simples. Fiz para o pessoal lá em casa e só recebi elógios. Mas gostaria de sugerir algum tipo de molho pra complementar o prato. O que você acha Fred? abs

Anônimo disse...

Cláudio,
Como este prato é versátil, muitos molhos vão bem com ele. Mas dê preferência a molhos mais neutros, com sabores menos pronunciados, para não disputar com o frango. Um velho e bom molho de tomate vai bem. Um molho de queijo fica um espetáculo. Um simples molho branco não faz feio...