09 março 2007

CAMARÃO NA MORANGA

Um dos truques para se comer bem em gastar muito é estar de olho nos mercados. Produtos da estação são sempre mais baratos e também mais frescos e gostosos. Por isto hoje vamos falar de camarão, já que ele está com preço muito bom nos mercados nos últimos dias. Para aproveitar esta onda vamos fazer uma prato clássico e que é um mistério para muita gente. Famos falar do CAMARÃO NA MORANGA, uma delícia que faz sucesso em qualquer ocasião. É considerado por muitos um prato chique, mas é, antes de tudo, um prato bem brasileiro.

Ingredientes

Uma moranga média
1kg de camarão sem casaca, de tamanho médio
2 tomates
1 cebola
2 dentes de alho
1 copo de requeijão
Para temperar: sal, pimenta, coentro e alfavaca e salsinha.
Um pouco de azeite


Primeiro cuidamos da moranga.
Abra uma tampa na sua parte de cima e retire cuidadosamente as sementes e o miolo, deixando apenas a polpa das paredes da moranga. Coloque numa panela grande e cubra com água com um pouco de sal. Deixe ferver por uns 5 minutos. A moranga não pode ficar mole, é apenas um pré-cozimento.
Retire-a da água e deixe escorrer com a boca para baixo.

Enquanto a moranga descansa, vamos ao camarão.
Nós vamos fazer um molho. Então refogamos a cebola picada e o alho, também picado. Acrescentamos os camarões bem lavados para que refoguem. Camarão não se cozinha por muito tempo, senão ele fica duro e “borrachento”. Entram, então os demais temperos, a seu gosto, e os tomates picados. Cozinhamos até que tenhamos um molho denso e apetitoso, não precisa ser muito aguado...

Voltamos à moranga. Com uma colher vamos revestir as paredes internas com o requeijão, mas deixe sobrar um pouquinho no copo. Depois transfira o camarão para dentro da moranga. Se ficou com muito molho, deixe parte do caldo de fora, sem problema. O importante é que a moranga não fique aguada por dentro, tem que prevalecer o camarão que deve ir até a boca da moranga. Feito isso, cubra o camarão com o requeijão que sobrou.

Agora pincele um pouco de azeite em toda a parte de fora da moranga.
E já para o forno. Uns 20 minutos, pelo menos. Até perceber que a moranga está macia por dentro.

Leve a moranga para a mesa e sirva-se do camarão com uma concha, raspando as bordas da moranga impregnada com o sabor do camarão e do requeijão.
Com este visual e com este sabor não vão faltar elogios.

Nenhum comentário: