17 janeiro 2007

COSTELINHAS DA VIRADA

Uma receita fácil. Muito gostosa e de preço bem acessível. Para quem segue a tradição de comer carne suína na virada do ano. Não é preciso gastar com o lombo, o pernil ou o presunto. Costelinhas de porco, que são muito mais baratas, podem ser a sensação de seu jantar de ano novo. Elas podem ser servidas quentes ou frias ou mesmo só de aperitivo.

Ingredientes:

Para o tempero, que chamamos neste caso de “Vinhad’alho”:

Meia garrafa de vinho branco seco (não pode ser vinho doce).
Dois copos de suco de laranja natural (não vale suco de caixinha)
Seis dentes de alho grandes
Raminhos de alecrin
Pimenta do reino em grãos
Orégano
Sálvia
Sal a gosto

E a carne:

Uns dois quilos de costelinhas de porco frescas (não é a costelinha defumada nem a salgada). Prefira aquelas que já vêm cortadas em mantas de uns cinco ou seis centímetros de largura.


Como fazer:

Primeiro coloque todos os ingredientes do vinhad’alho numa tigela grande ou mesmo numa bacia. O alho pode ser apenas amassado, não precisa nem tirar a casca.
Depois cortamos cuidadosamente as costelas entre os osos, fazendo com que cada pedaço seja um ossinho envolvido por carne.

Coloca-se os pedaços de costela mergulhados no tempero e deixa-se lá por pelo menos 12 horas. O ideal é fazer de um dia para o outro. A carne vai ficar mais macia e vai absorver mais o sabor do tempero.

Depois é só fritar as costelinhas. De preferência numa panela ou frigideira de ferro, mas também pode ser numa frigideira comum, dessas com anti-aderente que todo mundo tem.

Deixe a panela ficar bem quente e vá colocando as costelinhas sem encher a panela, deixando espaço para virá-las por todos os lados. A medida que a carne vai cozinhando o excesso de gordura vai derretendo. Vá tirando este excesso com uma colher. A gente quer que as costelinhas fiquem bem sequinhas. Quando elas estiverem bem douradas, com a carne macia quase soltando do osso elas estão prontas. Tire da panela e coloque mais costelhinhas e repita a operação, sempre tirando a gordurinha derretida da panela.
O resultado são costelinhas muito macias. Dá para comer com os dedos segurando os assinhos. A carne vai se soltar quando for mordida. Uma delícia.

Para acompanhar sugiro a velha e boa lentilha, que traz sorte e dinheiro para o ano novo. Uma farofinha faz um belo par com a costelinha. Legumes cozidos e frutas da estação também compõem muito bem com nosso prato.

Uma dica: se vocês tiver legumes cozidos (cenouras, brócolis, batatas, abobrinhas e mesmo cebolas), antes de servir dê uma passadinha neles no fundinho da panela em que você fritou as costelas. Dê uma leve molhadinha neles com algumas colheradas do vinhad’alho das costelas. O resultado vocês imaginam....

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha pessoal eu fiz as Costelinhas da Virada e realmente ficaram uma delícia, e como o Fred costuma dizer nem precisei gastar muito pra comer bem. Até porque pra mim, o grande segredo dessa receita foi utilizar suco de laranja para temperar. Ficou um sabor muito suave e fez muito sucesso lá em casa. Um grande abraço e Saúde...