17 janeiro 2007

ERVILHAS COM OVOS POUCHÊ

Prometi à nossa ouvinte Rosana, que nos perguntou sobre ovos feitos na água esta receita. Confesso que é uma das minhas prediletas, daquelas a que eu recorro seguidamente quando quero um jantarzinho leve e rápido em casa. E também é muito econômica e nutritiva. É uma receita que não leva carne que agrada até os vegetarianos que admitem ovo na sua dieta.
Mas além de prático, econômico, leve e nutritivo o prato é muito gostoso.

Ingredientes para fazer para duas pessoas

- 2 latas de ervilhas (ou dois copos de ervilhas congeladas e pré-cozidas, que são bem mais saborosas)
- 4 ovos
- 1 cebola grande
- 2 tomates
- 3 colheres de pouca de tomate
- 2 colheres de chá de mostarda
- um punhado de queijo ralado
- Sal e pimenta do reino a gosto
- um pouco de óleo ou azeite

Como fazer
Corte a cebola em rodelas não muito finas, num ponto em que ela não desmanche. Numa frigideira que tenha tampa refogue a cebola até que ela murche (não precisa dourar!). Em seguida coloque as ervilhas sem a água. Entre então com os tomates bem picadinhos, de preferência sem pele, e com a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Tampe a frigideira e deixe fazer um molho. Quando o tomate estiver quase desmanchando e o molho estiver cobrindo levemente as ervilhas abra 4 espaços, como se fosse buracos e quebre os ovos cuidadosamente nestes espaços, cuidando para que não quebre a gema. Ponha uma pitada de sal sobre cada ovo e polvilhe queijo ralado sobre tudo e feche a panela, para que o bafo cozinhe os ovos.
Daí é só deixar os ovos chegarem no ponto que você gosta – gema mais mole ou mais dura. (Eu prefiro mole, quase crua) – e partir para a comilança.

Vai muito bem com arroz. Se tiver uma batatinha frita junto, fica um luxo.
Mas quem preferir saborear as ervilhas e os ovos só com um pão bem fresquinho não vai se arrepender.

Nenhum comentário: