17 janeiro 2007

OMELETES

Como diz o ditado, para fazer omelete tem que quebrar os ovos. Uma boa medida são dois para um omelete para uma pessoa. Evite omeletes muito grandes, pois você vai ter dificuldades na hora de fritá-lo. Até 4 ovos fica bem, depois começarão a aparecer problemas...
Coloque os ovos em uma tigela e adicione uma colher de leite. Uma pitada de sal e algumas ervas. Recomendo o orégano, a manjerona, o manjericão e, para quem gosta, uma pitada de pimenta do reino. Bata ligeiramente. A função do leite é amaciar a omelete, fazer com que no final ela fique mais fofinha, com uma textura bonita e gostosa.
Já temos a base da omelete. A mais simples das ometeles estaria pronta para ir à frigideira. Mas é aqui que você pode deixar a criatividade voar. Enriqueça sua omelete como você imaginar.

Algumas idéias:

Queijos: pode ser um punhado de queijo ralado ou tirinhas do queixo comprado em fatias. Só cuide para não colocar pedaços grandes de queijo para não ficarem como chicletes no meio do ovo. O ideal é que o queijo derretidinho se confunda com o ovo. Um alerta: os queijos são salgados, por isso você vai ter que reduzir um pouco o sal colocado no ovo.

Frios: Presunto, mortadela, salames, salsichas. Qualquer um deles vai deixar seu omelete mais gostoso. Corte bem miudinho para que fique bem homogêneo.

Sobras de carne: Sabe aquele bife que sobrou do almoço, aquele pedaço de carne cozida ou assada, aquele pedaço de galinha. Qualquer um deles, bem picadinho ou desfiado vai dar um toque especial na omelete.

Legumes: cenoura ralada, cubinhos de tomate, cogumelos, ervilhas, milho. Tudo dá um toque especial. Para quem gosta, vale até um pouco de cebola bem picadinha.

Ervas frescas: Salsinha picada, cebolinha, manjericão e as ervas que você gosta. Elas vão dar sabor e perfume, além de colorirem a omelete.

Os ingredientes que você escolheu devem ser colocados na tigela e batidos com os ovos.

Aí vem a fritura. Use uma frigideira de uns 20 ou 25 centímetros de diâmetro, de preferência destas com anti-aderente. Espalhe um pouco de mateiga ou azeite por todo o fundo, de deixar excesso, é só para não grudar. Deixe a frigideira esquentar bem e derrame os ovos batidos e tudo o que estiver na tigela. Quando sentir que ovo fez uma casquinha, baixe o fogo e deixe a fritura lenta. Daí é só ir achando o ponto do ovo. Há quem goste do omelete bem passado, sequinho. Há que goste dele mais molhadinho.
Se você gosta mas sequinho, vire a omelete com ajuda de uma espátula, para que ele frite por igual dos dois lados. Quem gosta dele molhadinho deve usar a espátula só para dobrar o omelete, fazendo uma meia lua. O miolo vai ficar bem úmido e suculento.

Quanto às frigideiras, há hoje o que chamam de omeleteiras, que na verdade são duas frigideiras coladas, uma de boca para outra. Elas facilitam a tarefa de virar a omelete, mas não são indispensáveis...

Está pronta a omelete. Vai bem com um pãozinho, com arroz, com uma salada, ou mesmo só ele. Há quem adicione um molho de maionese ou ketchup.

Fizemos, assim, um banquete com ovos.

Nenhum comentário: