29 janeiro 2007

OVOS NEVADOS

É uma sobremesa deliciosa, muito leve. É bem adequada para servir depois das refeições mais pesadas com carnes, por exemplo. São poucos os ingredientes e não é difícil de fazer.

Ingredientes

1 litro de leite integral
6 ovos
12 colheres de açúcar
3 gotas de essência de baunilha

Não é difícil fazer
Só precisaremos de uma batedeira.
Primeiro separe as gemas das claras do ovo. Na batedeira bateremos as claras acrescentando aos poucos a metade do açúcar (seis colheres). Batemos até que fiquem em neve em ponto de suspiro ou merengue (chame como quiser!).

Numa panela ampla colocamos o leite para ferver. Quando estiver fervendo vamos colocando colheradas da merengada para que cozinhe no leite. As porções de claras vão inchar um pouco e ficar muito lever. Retire uma por uma do leite com uma espumadeira e reserve numa tigela grande, onde caibam as claras já cozidas e o leite, que ainda vai receber um preparo.

Cozidas as claras, vamos dar um trato nas gemas: Na batedeira coloque as seis gemas e bata acrescentando aos poucos as seis colheres de açúcar que sobraram. Bata até que fique em ponto de gemada, com o açúcar bem diluído e a mistura lisa e homogênea.

Baixe o fogo do leite e acrescente aos poucos o creme de gemas. Deixe cozinhar um pouco e acrescente a essência de baunilha.
O resultado é um creme bastante líquido, levemente engrossado.

Despeje o creme na tigela onde as claras nos aguardam. As claras vão ficar boiando na superfície do creme (por isso também este doce é chamado de Espuma do Mar). Leve para a geladeira para servir bem gelado. Ao servir coloque os pedaços de claras e um pouco do creme.

O efeito é incrível. Tão leve e gostoso que como dizem alguns, “é de comer rezando”.

Nenhum comentário: