29 janeiro 2007

OVOS NEVADOS

É uma sobremesa deliciosa, muito leve. É bem adequada para servir depois das refeições mais pesadas com carnes, por exemplo. São poucos os ingredientes e não é difícil de fazer.

Ingredientes

1 litro de leite integral
6 ovos
12 colheres de açúcar
3 gotas de essência de baunilha

Não é difícil fazer
Só precisaremos de uma batedeira.
Primeiro separe as gemas das claras do ovo. Na batedeira bateremos as claras acrescentando aos poucos a metade do açúcar (seis colheres). Batemos até que fiquem em neve em ponto de suspiro ou merengue (chame como quiser!).

Numa panela ampla colocamos o leite para ferver. Quando estiver fervendo vamos colocando colheradas da merengada para que cozinhe no leite. As porções de claras vão inchar um pouco e ficar muito lever. Retire uma por uma do leite com uma espumadeira e reserve numa tigela grande, onde caibam as claras já cozidas e o leite, que ainda vai receber um preparo.

Cozidas as claras, vamos dar um trato nas gemas: Na batedeira coloque as seis gemas e bata acrescentando aos poucos as seis colheres de açúcar que sobraram. Bata até que fique em ponto de gemada, com o açúcar bem diluído e a mistura lisa e homogênea.

Baixe o fogo do leite e acrescente aos poucos o creme de gemas. Deixe cozinhar um pouco e acrescente a essência de baunilha.
O resultado é um creme bastante líquido, levemente engrossado.

Despeje o creme na tigela onde as claras nos aguardam. As claras vão ficar boiando na superfície do creme (por isso também este doce é chamado de Espuma do Mar). Leve para a geladeira para servir bem gelado. Ao servir coloque os pedaços de claras e um pouco do creme.

O efeito é incrível. Tão leve e gostoso que como dizem alguns, “é de comer rezando”.

17 janeiro 2007

PEIXE ASSADO COM LEGUMES

É verão! O calor pede comidas leves e nutritivas, que saciem a fome sem deixar aquela sensação pesada. Então nada melhor do que um bom peixe, e melhor ainda se ele for assado. Nada de frituras. E melhro ainda se ele vier acompanhado por legumes que são ricos em vitaminas e sais minerais, tão importantes para a saúde nestes dias quentes.

Vamos ver os ingredientes:

- Dois filés de peixe firme. De preferência peixe de carne firme, como o cação, o namorado, o dourado, o robalo ou a abrótea.
- Duas cenouras grandes
- Um maço de brócolis
- Duas cebolas
- Pimentões verde, vermelho e amarelo
- Três batatas não muito pequenas.
- Uma abobrinha
- Meia couve-flor
- Bastante salsinha
- Galhinhos de alecrim
- Um copo de azeite de oliva (ou manteiga derretida)
- Sal e pimenta a gosto.
- Suco de um limão

Vamos ver como é que se faz.

Primeiro damos uma rápida temperada no peixe com um pouco do suco de limão, sal e pimenta. Deixamos ele descansar enquanto preparamos os legumes.

As cenouras são descascadas e costadas em rodelas finas.
Do maço de brócolis separamos apenas as flores, sem as folhas nem os talos.
Com a couve-flor fazemos a mesma coisa..
As cebolas são cortada em rodelas não muito finas.
A abobrinha não precisa ser descascada, apenas lave bem e corte também em rodelas.
Dos pimentões tiramos o miolo, toda parte branca que dá o sabor forte demais, e cortamos a poupa também em rodelas.
As batatas depois de descascadas são cortadas também em rodelas.
A salsinha é picada e a alecrim espedaçado.

Bem agora é montar o prato.
Usaremos uma travessa refratária, de preferência um pouco funda. Se for transparente, melhor ainda, pois vai realçar o colorido do prato na hora de servir.

Untamos a travessa e começamos com uma camada de batatas espalhadas sobre o fundo. Em seguida uma camada de peixe que pode ser o filé inteiro ou cortado em grandes quadrados. Depois espalhamos uma camada de legumes (pimentão, abobrinha, cebola, brócolis, couve flor, cenoura). Depois mais uma camada de batatas, mais peixe e mais legumes.
Espalhe o sal , a pimenta, o alecrim e a salsinha após cada camada, para temperar por igual.
Por fim espalhe o azeite generosamente sobre o prato montado.

Daí é só levar ao forno por uns 40 minutos. Cubra com papel alumínio, mas retire-o dez minutos antes de tirar o prato do forno.
Os legumes e o peixe vão cozinhar no próprio suco. Não vão ficar desmanchando, devem ficar crocantes, realçando seu sabor.
É uma refeição completa, mnas se desejar um acompanhamento, o velho e bom arroz será uma boa companhia.

Quem quiser sofisticar um pouco o prato pode enriquecê-lo com azeitonas pretas.

ERVILHAS COM OVOS POUCHÊ

Prometi à nossa ouvinte Rosana, que nos perguntou sobre ovos feitos na água esta receita. Confesso que é uma das minhas prediletas, daquelas a que eu recorro seguidamente quando quero um jantarzinho leve e rápido em casa. E também é muito econômica e nutritiva. É uma receita que não leva carne que agrada até os vegetarianos que admitem ovo na sua dieta.
Mas além de prático, econômico, leve e nutritivo o prato é muito gostoso.

Ingredientes para fazer para duas pessoas

- 2 latas de ervilhas (ou dois copos de ervilhas congeladas e pré-cozidas, que são bem mais saborosas)
- 4 ovos
- 1 cebola grande
- 2 tomates
- 3 colheres de pouca de tomate
- 2 colheres de chá de mostarda
- um punhado de queijo ralado
- Sal e pimenta do reino a gosto
- um pouco de óleo ou azeite

Como fazer
Corte a cebola em rodelas não muito finas, num ponto em que ela não desmanche. Numa frigideira que tenha tampa refogue a cebola até que ela murche (não precisa dourar!). Em seguida coloque as ervilhas sem a água. Entre então com os tomates bem picadinhos, de preferência sem pele, e com a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Tampe a frigideira e deixe fazer um molho. Quando o tomate estiver quase desmanchando e o molho estiver cobrindo levemente as ervilhas abra 4 espaços, como se fosse buracos e quebre os ovos cuidadosamente nestes espaços, cuidando para que não quebre a gema. Ponha uma pitada de sal sobre cada ovo e polvilhe queijo ralado sobre tudo e feche a panela, para que o bafo cozinhe os ovos.
Daí é só deixar os ovos chegarem no ponto que você gosta – gema mais mole ou mais dura. (Eu prefiro mole, quase crua) – e partir para a comilança.

Vai muito bem com arroz. Se tiver uma batatinha frita junto, fica um luxo.
Mas quem preferir saborear as ervilhas e os ovos só com um pão bem fresquinho não vai se arrepender.

COSTELINHAS DA VIRADA

Uma receita fácil. Muito gostosa e de preço bem acessível. Para quem segue a tradição de comer carne suína na virada do ano. Não é preciso gastar com o lombo, o pernil ou o presunto. Costelinhas de porco, que são muito mais baratas, podem ser a sensação de seu jantar de ano novo. Elas podem ser servidas quentes ou frias ou mesmo só de aperitivo.

Ingredientes:

Para o tempero, que chamamos neste caso de “Vinhad’alho”:

Meia garrafa de vinho branco seco (não pode ser vinho doce).
Dois copos de suco de laranja natural (não vale suco de caixinha)
Seis dentes de alho grandes
Raminhos de alecrin
Pimenta do reino em grãos
Orégano
Sálvia
Sal a gosto

E a carne:

Uns dois quilos de costelinhas de porco frescas (não é a costelinha defumada nem a salgada). Prefira aquelas que já vêm cortadas em mantas de uns cinco ou seis centímetros de largura.


Como fazer:

Primeiro coloque todos os ingredientes do vinhad’alho numa tigela grande ou mesmo numa bacia. O alho pode ser apenas amassado, não precisa nem tirar a casca.
Depois cortamos cuidadosamente as costelas entre os osos, fazendo com que cada pedaço seja um ossinho envolvido por carne.

Coloca-se os pedaços de costela mergulhados no tempero e deixa-se lá por pelo menos 12 horas. O ideal é fazer de um dia para o outro. A carne vai ficar mais macia e vai absorver mais o sabor do tempero.

Depois é só fritar as costelinhas. De preferência numa panela ou frigideira de ferro, mas também pode ser numa frigideira comum, dessas com anti-aderente que todo mundo tem.

Deixe a panela ficar bem quente e vá colocando as costelinhas sem encher a panela, deixando espaço para virá-las por todos os lados. A medida que a carne vai cozinhando o excesso de gordura vai derretendo. Vá tirando este excesso com uma colher. A gente quer que as costelinhas fiquem bem sequinhas. Quando elas estiverem bem douradas, com a carne macia quase soltando do osso elas estão prontas. Tire da panela e coloque mais costelhinhas e repita a operação, sempre tirando a gordurinha derretida da panela.
O resultado são costelinhas muito macias. Dá para comer com os dedos segurando os assinhos. A carne vai se soltar quando for mordida. Uma delícia.

Para acompanhar sugiro a velha e boa lentilha, que traz sorte e dinheiro para o ano novo. Uma farofinha faz um belo par com a costelinha. Legumes cozidos e frutas da estação também compõem muito bem com nosso prato.

Uma dica: se vocês tiver legumes cozidos (cenouras, brócolis, batatas, abobrinhas e mesmo cebolas), antes de servir dê uma passadinha neles no fundinho da panela em que você fritou as costelas. Dê uma leve molhadinha neles com algumas colheradas do vinhad’alho das costelas. O resultado vocês imaginam....

SALPICÃO DE NATAL

Ingredientes

2 xícaras de frango cozido e desfiado (sem pele)
5 folhas de alface
1 maçã
4 talos de salsão
1 tomate
1 cebola
1 cenoura grande
1 xícara de batata palha
½ pimentão vermelho
1 xícara de maionese (pode ser light ou feita em casa)
Um punhado de passas de uvas (pretas e brancas)
Um punhado de queijo ralado



Como fazer

É um prato que não precisa ser cozido.

Numa tigela grande coloque o alface cortado em tirinhas finas.
Entre com a cenoura ralada grossa.
Adicione o salsão cortado bem fininho,.
O tomate também vai em tiras, mas sem as sementes.
A cebola deve pode ser picada ou também cortada em tiras fininhas, mas deve receber uma breve fervura, ou mesmo um simples enxágüe com água fervente, para perder o seu ardor.
No mesmo formato vai o pimentão, que vai dar um toque colorido e seu sabor inconfundível.

O frango desfiado entra a qualquer momento na mistura.

A maçã deve ser ralada grossa, com casca e tudo.

A uva passa já pode entrar, junto com o queijo ralado.

A maionese vai ligar tudo. Coloque aos poucos e vá mexendo com cuidado para que todos os ingredientes fiquem bem misturados e “unidos” pela maionese.

A batata palha entra por último. Alguns preferem adicioná-la só na hora de servir, para que ela não amoleça e permaneça crocante.

No final coloque um pouco de sal, lembrando que o frango, o queijo e a maionese já são salgados.

Detalhes interessantes
Ralar a cenoura por último e logo adicionar a maioneses para que ela não fique preta.

Pode-se fazer variação, adicionar outros ingredientes como presunto picado, salsinha picada, pimenta do reino, um pouco de curry.

Um toque de azeite de oliva antes da maioneses é uma excelente idéia.

A característica do prato é ter sabores fortes e contraditórios. O salsão é quase doce, como a maçã, mas a cebola e o pimentão são mais ácidos. O resultado é uma mistura de sabores equilibrada que enche a boca de sensações diferentes...

Para impressionar, vale servir o salpicão dentro de um pão italiano (aqueles redondos) em que se tenha feito uma tampo e retirado o miolo. Depois do salpicão dá para comer o pão, que terá absorvido os sabores do salpicão.

É um prato muito nutritivo, cheio de vitaminas.

Vegetarianos podem suprimir o frango. Naturalistas podem trocar a maionese por iogurte natural.


O prato pode ser usado como entrada junto com pão. Pode ser um acompanhamento de carnes e aves. E pode ser comido sozinho....

ARROZ DE FORNO ESPECIAL

Sabe aquele peru, aquele chester ou mesmo o frango assado que vai sobrar da ceia de natal? Não deixe ele esquecido na geladeira. Com ele dá para fazer um pequeno banquete, acrescentando apenas uns ingredientes a mais.

Ingredientes:
Ave desfiada em boa quantidade
4 xícaras de arroz cozido
1 cebola
3 tomates
1 lata de ervilhas
2 ovos cozidos
1 cenoura (opcional)
150g de queijo mussarela em fatias
1 pacotinho de queijo ralado
Óleo para refogar

É fácil fazer. Primeiro cozinhe o arroz como de hábito.
Enquanto o arroz cozinha, desfie a ave.
Numa panela aqueça um pouco de olho e doure a cebola picadinha (não precisa ser miudinha). Acrescente a ave desfiada e deixe dourar também. Os dois tomates vêm em seguida, picadinhos (Na receia falamos de 3 tomates, reserve um para a decoração). Deixe isso refogar um pouco e entre com as ervilhas e a cenoura picada.
Ajuste o sal e acrescente tempero de seu gosto. Manjerona e pimenta do reino sempre vão bem com aves...
Deixe cozinhas, mas não deixe secar muito, é bom termos um caldinho nesse refogado.

Com o arroz e o refogado prontos é só montar o prato.

Pegue uma travessa refratária e unte com um pouco de óleo ou manteiga.

Faça uma primeira camada com arroz, só o suficiente para cobrir o fundo, não mais do que um dedo de arroz. Cubra esta camada com uma do nosso refogado e logo a sseguir uma camada de mussarela. Repita esta operação pelo menos três vezes, ou até que acabe o arroz e o refogado.

A última camada deve ser de arroz. Daí enfeite com rodelas de tomate e com os ovos cozidos. Espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno para gratinar.
Quando o queijo ralado estiver bem douradinho, formando uma crostinha crocante sobre o arroz está pronto e é só servir. A galera vai aplaudir o autor do arroz de forno especial, que é delicioso!

OMELETES

Como diz o ditado, para fazer omelete tem que quebrar os ovos. Uma boa medida são dois para um omelete para uma pessoa. Evite omeletes muito grandes, pois você vai ter dificuldades na hora de fritá-lo. Até 4 ovos fica bem, depois começarão a aparecer problemas...
Coloque os ovos em uma tigela e adicione uma colher de leite. Uma pitada de sal e algumas ervas. Recomendo o orégano, a manjerona, o manjericão e, para quem gosta, uma pitada de pimenta do reino. Bata ligeiramente. A função do leite é amaciar a omelete, fazer com que no final ela fique mais fofinha, com uma textura bonita e gostosa.
Já temos a base da omelete. A mais simples das ometeles estaria pronta para ir à frigideira. Mas é aqui que você pode deixar a criatividade voar. Enriqueça sua omelete como você imaginar.

Algumas idéias:

Queijos: pode ser um punhado de queijo ralado ou tirinhas do queixo comprado em fatias. Só cuide para não colocar pedaços grandes de queijo para não ficarem como chicletes no meio do ovo. O ideal é que o queijo derretidinho se confunda com o ovo. Um alerta: os queijos são salgados, por isso você vai ter que reduzir um pouco o sal colocado no ovo.

Frios: Presunto, mortadela, salames, salsichas. Qualquer um deles vai deixar seu omelete mais gostoso. Corte bem miudinho para que fique bem homogêneo.

Sobras de carne: Sabe aquele bife que sobrou do almoço, aquele pedaço de carne cozida ou assada, aquele pedaço de galinha. Qualquer um deles, bem picadinho ou desfiado vai dar um toque especial na omelete.

Legumes: cenoura ralada, cubinhos de tomate, cogumelos, ervilhas, milho. Tudo dá um toque especial. Para quem gosta, vale até um pouco de cebola bem picadinha.

Ervas frescas: Salsinha picada, cebolinha, manjericão e as ervas que você gosta. Elas vão dar sabor e perfume, além de colorirem a omelete.

Os ingredientes que você escolheu devem ser colocados na tigela e batidos com os ovos.

Aí vem a fritura. Use uma frigideira de uns 20 ou 25 centímetros de diâmetro, de preferência destas com anti-aderente. Espalhe um pouco de mateiga ou azeite por todo o fundo, de deixar excesso, é só para não grudar. Deixe a frigideira esquentar bem e derrame os ovos batidos e tudo o que estiver na tigela. Quando sentir que ovo fez uma casquinha, baixe o fogo e deixe a fritura lenta. Daí é só ir achando o ponto do ovo. Há quem goste do omelete bem passado, sequinho. Há que goste dele mais molhadinho.
Se você gosta mas sequinho, vire a omelete com ajuda de uma espátula, para que ele frite por igual dos dois lados. Quem gosta dele molhadinho deve usar a espátula só para dobrar o omelete, fazendo uma meia lua. O miolo vai ficar bem úmido e suculento.

Quanto às frigideiras, há hoje o que chamam de omeleteiras, que na verdade são duas frigideiras coladas, uma de boca para outra. Elas facilitam a tarefa de virar a omelete, mas não são indispensáveis...

Está pronta a omelete. Vai bem com um pãozinho, com arroz, com uma salada, ou mesmo só ele. Há quem adicione um molho de maionese ou ketchup.

Fizemos, assim, um banquete com ovos.